
Dos números apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,7 milhões de vidas podem ser potencialmente salvas todos os anos, se se aumentar o consumo de frutas e vegetais. A OMS aconselha o consumo diário de três a cinco porções de frutas e legumes.Importa salientar que as doenças crónicas não transmissíveis, tais como o cancro, as doenças cardiovasculares, a diabetes e o envelhecimento precoce, são responsáveis por mais de 75% das mortes na Europa, sendo que os maus hábitos alimentares e os novos estilos de vida estão na base desta realidade. De acordo com a nova Roda dos Alimentos, elaborada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, as frutas têm uma representatividade de 20% , o que equivale às tais três a cinco porções diárias.
Contudo, o baixo consumo de fruta por parte da população portuguesa está bastante abaixo dessas recomendações. A fruta é um excelente fornecedor de vitaminas, minerais, fibras e água para além de outras substâncias importantíssimas do ponto de vista nutricional, que são os fitonutrientes e que têm funções muito importantes no nosso organismo.Genericamente comer fruta traz um impacto bastante positivo para a saúde, porque funciona como um substituto dos alimentos ricos em gorduras e em açúcares, com elevada densidade calórica e baixa densidade nutricional.
Começa desde já a incluir fruta nos cereais do teu pequeno almoço, bebe um copo de sumo de frutos naturais todos os dias,come fruta em vez de doces à sobremesa,substitui as guloseimas e os aperitivos por uma peça de fruta ou por legumes crús e acrescenta frutas e legumes às sanduíches e fruta às saladas de legumes e podes crer que estás a fazer um óptimo investimento a curto e longo prazo na tua saúde.