
Estudos realizados pelo departamento de Saúde da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelaram que a gordura incluída numa grande parte dos alimentos põe em risco a possibilidade de as mulheres engravidarem, aumentando mesmo em cerca de 70% a possibilidade de serem inférteis. A ingestão diária de um bolo tipo donut ou de um pacote de batatas fritas pode ter efeitos devastadores. A equipa de investigadores que se dedicou a este estudo alerta ainda as mulheres por forma a evitarem alimentos com elevada concentração de gordura saturada, dando como exemplos os chocolates, bolos ou alimentos tipo fast food.
Neste estudo, os cientistas observaram 18 500 mulheres que pretendiam engravidar e detectaram 438 casos com problemas nos ovários.
OS especialistas referem ainda que as gorduras saturadas não têm qualquer valor nutritivo, mas são incluídas nos alimentos para prolongarem a sua validade. De salientar que, associado à elevada concentração de gordura saturada, está o bloqueio das artérias devido ao colesterol elevado, podendo provocar enfartes e ataques cardíacos. Segundo Jorge Chavarro, responsável pela investigação, este problema poderá ser devastador para a saúde pública.