7.6.10

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NA PRAIA


Que tipo de alimentação devem as mães e os bebés fazer no tempo de calor?

Alimentos quentes e pratos demasiado elaborados são pouco apetecíveis quando as temperaturas aumentam e o calor se faz sentir. Nesta época do ano, as necessidades hídricas estão aumentadas pois as perdas através do suor são maiores. O reforço do consumo de água é de extrema importância tanto nos adultos como nas crianças. Esta é também uma época em que as necessidades energéticas para manter a temperatura corporal são menores por isso, refeições mais leves, frescas e menos calóricas são mais apetecíveis.

Como podem os pais promover a hidratação dos mais pequenos no tempo mais quente?

No tempo mais quente, a hidratação deve ser assegurada preferencialmente com um consumo aumentado de água. Evite líquidos ricos em açúcar como refrigerantes e concentrados pois aumentam a sensação de sede e devido à presença de açúcar levam à desidratação. O chá frio (preparado em casa) não açucarado, as frutas, as saladas e as sopas frias (gaspachos) são também óptimas opções para esta altura do ano.

O que devem as mães e os filhos comer na praia?

Para levar para a praia, opte por alimentos pouco perecíveis e refrescantes de fácil preparação, conservação e consumo. Sauduíches de pão escuro com ovo cozido, frango, peru, carne assada ou atum conservado em água, coloridas com rodelas de tomate, cenoura ralada, folhas de alface e tudo aquilo que a sua imaginação lhe propuser, abrem o apetite a qualquer um e podem ser tão equilibradas como uma refeição de faca e garfo. Evite os molhos, as maioneses, mostardas e ketchups. Além de serem altamente calóricos, aumentam a perecibilidade dos alimentos, uma vez que são muito sensíveis ao calor! Inclua na lancheira familiar a água e a fruta que adoçam a refeição e ajudam a hidratar. Pode também adicionar iogurtes e/ou leite simples desde que devidamente conservados até à altura de serem consumidos. Na altura de Verão e de tempo quente, é frequente esquecermo-nos dos horários das refeições, saltando algumas delas ou mascarando-as com a ingestão de líquidos. Tente manter um certo ritmo alimentar nesta altura do ano, não passando mais de três horas sem comer. Evite os fritos e salgadinhos como as batatas fritas, as empadas, croissants, rissóis e bolos de pastelaria.
fonte:filhos de AaZ