25.1.09

AZEITE EXTRA VIRGEM- Efeitos anti-inflamatórios

Azeite extra virgem tem efeitos anti-inflamatórios

Benefícios do azeite


Pesquisadores do Hospital Rainha Sofia, na Espanha, comprovaram os efeitos benéficos do azeite para a saúde, demonstrando que o consumo da variedade extra virgem diminui os mediadores anti-inflamatórios em pessoas saudáveis.

Pablo Pérez Martínez e José López Miranda estudaram a influência dos micronutrientes de determinadas gorduras sobre as doenças cardiovasculares, o diabetes e o cancro. Foram comparadas as gorduras encontradas no azeite extra virgem, nas castanhas e na manteiga.
Os dados revelam que os melhores benefícios anti-inflamatórios são alcançados com a dieta à base de azeite extra virgem. Uma dieta à base de castanhas apresenta benefícios intermediários e uma dieta à base de manteiga causa efeitos danosos aos mediadores antiinflamatórios.

Micronutrientes

Os pesquisadores observaram que os participantes do estudo que consumiram o azeite extra virgem apresentaram uma redução na concentração plasmática de outras moléculas expressas nas paredes dos vasos sanguíneos e que favorecem as inflamações, confirmando os efeitos anti-inflamatórios do azeite.

Os pesquisadores atribuem esse efeito benéfico do azeite, pelo menos em parte, à elevada presença de micronutrientes e, apesar de ainda não se conhecer os efeitos da maioria deles, à possível acção directa desses micronutrientes, de forma similar ao funcionamento dos medicamentos anti-inflamatórios.

A principal propriedade do azeite é a sua riqueza em antioxidantes, que o tornam uma gordura única. Desta forma, nós devemos descobrir quais são os valores adicionais dos seus componentes, pois esta é a única forma de garantir que uma dieta saudável deve conter o azeite como a sua gordura principal," diz o Dr. Martínez.
Pesquisas já feitas até o momento demonstram que o azeite reduz o mau colesterol (LDL), baixa a pressão arterial, melhora o controle da diabetes e reduz a tendência de se sofrer de trombose.
FONTE:DIÁRIO DA SAÚDE