12.4.10
A CARÊNCIA DE FERRO E A ANEMIA
As crianças, enquanto bebés, se nasceram de termo e a mãe teve uma gravidez saudável, não têm geralmente carência de ferro. Todavia, posteriormente, é necessário que os pais estejam atentos a qualquer sinal que possa indiciar a carência deste mineral.
Os primeiros sintomas
As crianças entre os dois e os seis anos são propensas a sofrer anemia ferropénica, entre outras causas, porque estão muitas vezes doentes com constipações e infecções. Durante estes processos comem mal. No entanto, uma percentagem baixa em ferro não é motivo para alarme. É todavia preciso certificar-se de que a criança consome alimentos ricos em ferro (legumes e carnes), e que os assimile bem.
Os sintomas mais comuns quando uma criança sofre de anemia são:
-Apatia
-Sonolência
-Falta de apetite
-Palidez
-Gengivas esbranquiçadas
-Parte interna do olho (nas pálpebras) esbranquiçada
-Dificuldade de aprendizagem
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de anemia ferropénica é feito através de exames sanguíneos. Sempre que o médico verifica uma grande baixa nos valores de hemoglobina poderá prescrever um suplemento.
Prescreverá ainda uma dieta rica em ferro. Neste caso aconselhará uma dieta rica em carnes vermelhas, visto serem as mais ricas em ferro.
Para melhorar a absorção de ferro dos alimentos no organismo deve oferecer com a refeição frutas que contenham Vitamina C – os citrinos.
As fontes de ferro
Os alimentos mais ricos em ferro são os alimentos de origem animal e muito especialmente a carne de vaca, os ovos (gema de ovo) e o peixe. O ferro contido nestes alimentos é melhor absorvido pelo organismo. Os alimentos de origem vegetal mais ricos em ferro são os vegetais de folha verde, como por exemplo os brócolos e os espinafres; as leguminosas, como o feijão ou as ervilhas; e ainda os cereais integrais.
Ter em atenção que o ferro de origem vegetal é pobremente absorvido no intestino humano.
As necessidades diárias de ferro para as crianças são:
- Para os rapazes – 12 mg
- Para as meninas – 10 mg
Os alimentos versus ferro
Uma porção de 100 gramas de:
Fígado - contém 7,8 mg de ferro
Bife de vaca - contém 3,0 mg de ferro
Ovo inteiro - contém 2,7 mg de ferro
Espinafres - contém 2,2 mg de ferro
Beterraba cozida - contém 3,2 mg de ferro
Fonte:SF