8.3.10
Um pouco de História
O tomate é o fruto da planta Lycopersicon lycopersicum da família Solanaceae e originário da América Central e do Sul. Apesar da crença generalizada de que seja um legume, é um fruto com segmentos interiores carnudos repletos de sementes envoltas por uma matriz aquosa. É muito popular, versátil e disponível numa grande variedade de tamanhos, formas e cores.
Papel do Tomate na Alimentação
O valor energético do tomate é baixo e o seu conteúdo em água representa 94% do seu peso. Por conseguinte o seu teor de hidratos de carbono é baixo. Relativamente às vitaminas e minerais, destacam-se os carotenos, nomeadamente o licopeno, a vitamina C e o ácido fólico, bem como o potássio e o magnésio.
Sabe-se que o tomate é rico em licopeno, «um poderoso antioxidante», que é capaz de minimizar os riscos de ataques cardíacos.
Propriedades do Tomate
O licopeno, um caroteno responsável pela cor vermelha do tomate, tem sido um tema em voga em investigações recentes. O licopeno é um antioxidante e protege as células e outras estruturas, como o DNA, das agressões provocadas pelos radicais livres. Assim, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro, como o cancro colorectal e da próstata. O licopeno impede também a oxidação do mau colesterol, o LDL, que é responsável pela formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos e consequente ocorrência de enfartes do miocárdio e acidentes cardiovasculares.
O tomate tem ainda outros antioxidantes importantes, como a vitamina C e o beta-caroteno. O tomate é um dos alimentos vulgarmente associados a alergias alimentares. Os sintomas incluem eczema, urticária, erupções cutâneas, dores de cabeça, irritação ocular e das vias nasais e distúrbios gastrointestinais.
Como Conservar
Os tomates conservam-se bem fora do frigorífico por poucos dias. Os tomates vermelhos estragam-se rapidamente por isso, se não forem consumidos logo, devem ser colocados no frigorífico, na parte inferior, dentro de sacos de plástico perfurados. Tomates "verdes" devem ser mantidos em ambiente natural até ao completo amadurecimento. O tomate crú (inteiro ou picado) não deve ser congelado. Somente o molho de tomate pode receber este tratamento.
Como Consumir
O tomate pode ser consumido em saladas, purés, molhos, doces e sumos. Prefira tomates maduros, pois o tomate verde não tem grande valor nutritivo.
Os tomates tipo cacho ou de rama são mais indicados para salada. Para preparo de molho, puré e compotas prefira os tomates tipo "chucha" que apresentam maior rendimento. O tomate Cereja pode ser usado inteiro como aperitivo ou em saladas.
Quando o tomate é consumido crú, principalmente com pele, é fundamental lavá-lo bem antes do consumo. Após lavagem em água corrente os frutos devem ser deixados de molho em água com (1 colher de sopa de lixívia para 1 litro de água por 30 minutos).
Em seguida, devem ser enxaguados com água limpa. Deixar os tomates de molho na água com lixívia ou com vinagre não elimina os resíduos de pesticidas ou agrotóxicos mas elimina microorganismos que possam estar na pele e causar doenças.
Dicas
Para retirar mais facilmente a pele ou casca do tomate, espete-o com um garfo e leve-o ao fogo. Mantenha-o a uma certa distância da chama para não o queimar e vá virando o fruto lentamente até começar a soltar a casca.
Se o tomate estiver mole, deixe-o de molho em água fria ou gelada por 15 minutos. Ele ficará mais firme e mais fácil de ser cortado.