25.2.10

A LARANJA NA ALIMENTAÇÃO


Um Pouco de História

Pensa-se que, a laranja tenha sido trazida da China para a Europa, no séc. XVI, pelos Portugueses. Daí que em vários países, especialmente nos Balcãs, as laranjas sejam denominadas “portuguesas” (ex. Na Grécia, laranja, diz-se portokali) .

Papel da Laranja na Alimentação saudável

Todos os diferentes grupos de alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável e racional. As frutas e os produtos hortícolas, devem ser ingeridos em maior quantidade que outros alimentos. Na generalidade, as frutas são ricas em fibra vegetal, vitaminas e minerais, sendo todos eles nutrientes protectores e reguladores. A Laranja é uma fruta com elevado teor em água e baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio, magnésio, e em pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de β-caroteno. A quantidade de fibra que este fruto tem, é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).

Quando Comprar

A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for. As laranjas que são consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretender conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico. Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.

Propriedades da Laranja

A composição nutricional da Laranja faz desta fruta, um aliado à saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante dos seus nutrientes (impedem que o “mau colesterol”, LDL, se acumule nos vasos sanguíneos). Esses nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro. O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do ferro pelo organismo, o que é benéfico para indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas. A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue). A Laranja, previne gripes e resfriados, pois combate a falta da vitamina C. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos. Possui alto teor de vitamina A, C, complexo B, ferro e hidrato de carbono. Além disso, é laxante, diurética, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica e restaura o fluxo menstrual.