18.2.11

José Avillez e Diogo Gama põem os ´Miúdos na Linha´



Um grupo de crianças da Fundação da Criança esteve hoje no Hospital dos Lusíadas a aprender mais sobre hábitos de vida saudável, no âmbito do projecto “Miúdos na Linha” dos embaixadores José Avillez e Diogo Gama, inserido na iniciativa “Saúde da Nova Geração”.

O projecto do chef José Avillez e do jogador de rugby Diogo Gama, “Miúdos na Linha”, inserido na iniciativa “Saúde da Nova Geração” dos Hospitais Privados Portugueses (HPP) tem como objectivo demonstrar às crianças a aliança necessária entre uma boa actividade física e uma alimentação equilibrada, com foco na prevenção como forma de combater a obesidade infantil.

A manhã começou com uma conversa com Diogo Gama que centrou o seu discurso na importância do exercício físico, tendo posteriormente orientado as crianças num treino ligeiro e divertido. “Acho que lhes fiz perceber que fazer exercício físico não tem de ser uma coisa que custe mas que pelo contrário pode ser uma coisa divertida. Era um grupo muito activo e participativo e espero que saiam daqui com a noção de que é importante apostar na prevenção.”

José Avillez contou com a ajuda das crianças para confeccionar pratos saborosos e saudáveis: hamburger de salmão com salada, crepe de ratatouille com couscous e azeite de manjericão e para sobremesa iogurte grego com frutos vermelhos, muesli e maltesers. “Penso que os miúdos gostaram dos pratos e acho que acima de tudo gostaram de cozinhar e de experimentar coisas diferentes. Não sei se a ideia ficou enraizada mas espero que seja um ponto de partida para pensarem um bocadinho sobre estas questões da alimentação.”

A Drª Margarida Lobo Antunes, pediatra no Hospital dos Lusíadas, não quis também deixar passar esta ocasião para concretizar alguns rastreios de nutrição, bem como falar-lhes um pouco sobre a importância de uma alimentação equilibrada. “As crianças estão óptimas e espero que retirem alguma coisa da conversa que tive com elas porque quanto mais cedo os miúdos perceberem que é importante ter uma alimentação equilibrada mais depressa esta noção vai estar incutida na vida adulta.”

A Fundação da Criança, é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos que tem, como princípio base, o apoio a crianças nas áreas de educação ambiental, lúdico-pedagógica, humanitária, social, cívica e cultural.
Fonte: HPP Saúde14.02.11