14.9.10

REGRESSO ÀS AULAS - Cuidados na preparação das refeições


Com o final do Verão inicia-se a azáfama dos pais com o regresso às aulas dos seus filhos e com o cumprimento de horários, postos de lado durante as férias… O regresso à escola impõe também uma mudança na alimentação das crianças praticada durante o Verão.

Para programar a alimentação no regresso às aulas dos seus filhos, deve atender à idade da criança, peso e tipo de actividade física, mas também aos seus novos horários, gostos e preferências alimentares. Contudo, muitas das vezes, os mais novos preferem aqueles alimentos que são prejudiciais à sua saúde, rejeitando os mais aconselhados para a sua alimentação…

Por onde começar este saudável regresso às aulas? Obviamente pelo início do dia, o pequeno-almoço! Mas não se esqueça, esta refeição deverá ser realizada em família!

Esta é uma das mais importantes refeições do dia, de facto, o pequeno-almoço é fundamental para proporcionarmos ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia. Um pequeno-almoço completo e equilibrado, além de evitar a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã, reduz o apetite nas restantes refeições do dia, sobretudo no almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia, e alguns autores afirmam que poderá diminuir o risco de obesidade.

Todos nós beneficiamos com a ingestão do pequeno-almoço, mas as crianças e os adolescentes, por se encontrarem numa fase de rápido crescimento e desenvolvimento, não devem mesmo privar-se desta importante refeição.

Hipoglicemia, mal-estar, má disposição em geral, cefaleias, impaciência, agressividade e a diminuição da capacidade de resposta e de reflexos poderão ser algumas das consequências de não se tomar o pequeno-almoço. Este deve ser completo, equilibrado e variado, combinando todos os nutrientes necessários ao nosso organismo. Assim deverá obrigatoriamente incluir: pão (de preferência escuro) ou cereais integrais com pouco sal e açúcares (ler sempre os rótulos); um copo de leite ou produtos derivados e, idealmente, deve ainda incluir fruta ou sumo de fruta 100%.

Mas, não se esqueça: Os pais são o exemplo dos filhos, e, por isso, se não o tomar eles também não o tomarão.

A meio da manhã e da tarde, as crianças devem fazer uma refeição ligeira de modo a não passarem mais de 3 horas sem comer. O ideal é levarem este lanche de casa. Esta regra não é apenas para os filhos, os pais deverão fazê-lo também! Esta merenda poderá ser composta, por exemplo, por uma peça de fruta, um sumo ou iogurte acompanhado por um pão.

Boas escolhas alimentares e um bom regresso às aulas!
Fonte:APN