8.2.10

ORTOREXIA NERVOSA


A Ortorexia Nervosa é um distúrbio alimentar ainda pouco conhecido.

Esta doença caracteriza-se por uma preocupação exagerada com a alimentação.

Os ortoréxicos acreditam que apenas os alimentos naturais – muitos vegeteis e cereais, e ausência de carnes e enlatados - fazem bem ao organismo.

Embora estejam comprovados os benefícios deste tipo de alimentos, os ortoréxicos acabam-se prejudicando a si próprios por levarem a rigidez alimentar ao extremo.

O problema inicia-se quando a preocupação com a alimentação começa a tomar grande parte do dia destes indivíduos. Os ortoréxicos não medem esforços para comprar os alimentos. Desde percorrer longas distâncias a pagar valores muito superiores ao dos alimentos comuns. Além disso, estes indivíduos recusam-se a comer em casa de amigos e parentes por não saberem o que será servido. Quando deixam de cumprir os seus objectivos, são tomados por um grande sentimento de culpa e em seguida tornam-se radicais, o que aponta para o carácter doentio destes comportamentos.

A ortorexia pode acarretar graves prejuízos para a saúde, caso o ortoréxico não substitua os alimentos que evita consumir por outros que lhe ofereçam o mesmo complemento nutricional. Entre as consequências negativas encontra-se a anemia e carência vitamínica. Mas este distúrbio não acarreta apenas danos físicos. No campo social, ele acaba desencadeando uma retracção e fazendo com que a pessoa restrinja as amizades a pessoas que se alimentem como elas. O isolamento social é um prejuízo às vezes mais difícil de reparar do que os próprios danos físicos.

Em suma, a alimentação à base de comidas saudáveis e naturais pode ser útil à saúde. Mas quando esta forma de alimentação torna-se uma obsessão, ela pode gerar prejuízos físicos e psicológicos.
Fonte:FProibido