
"Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio o teu alimento"- Hipócrates.
Água
Fonte de vida, representa cerca de 70% do peso corporal e é indispensável a todas as funções do organismo. Deve ser ingerida em quantidades superiores a 1,5l diárias. Uma forma fácil de reforçar a sua ingestão diária passa por comer muita fruta e legumes, sobretudo melancia (constituída por 98% de água), pepino (96%) e alface (94%).
Tomate
É o fruto mais rico em substâncias protectoras e antioxidantes, ideal para evitar doenças cardiovasculares e cancro da próstata. Ao seu baixo valor calórico associam-se valores baixos de gordura (cerca de 1gr), de proteínas (1gr), e de hidratos de carbono (6 gr). Como em qualquer vegetal o colesterol está ausente.
Maçã
"Uma maça por dia, mantém o médico longe!"Altamente nutritiva e digestiva, a maçã tem uma elevada percentagem em vitaminas A, B e C, sais minerais, água e fibras. Protege a pele e ajuda a prevenir o cancro do fígado.
Brócolos
Os brócolos têm um baixo valor energético, bem como um baixo teor de proteínas, hidratos de carbono e lípidos. Têm um teor moderado de fibra alimentar e são ricos em carotenos (pró-vitamina A), vitamina C e ácido fólico. Relativamente aos minerais, são ricos em potássio, cálcio e fósforo. O sulforafano presente nos brócolos é um fitonutriente, que potencia a acção de enzimas responsáveis pela eliminação de agressores ao organismo, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares e do cancro, como o cancro do cólon e do estômago.
Cebola
Regula a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares. Tem flavonóides que funcionam como antioxidantes. É uma alimento que ajuda a regular o metabolismo das gorduras.
Leite e derivados ricos em cálcio
Os alimentos deste grupo são também ricos em proteínas, indispensáveis para a formação e reparação do nosso organismo. Pela sua riqueza em gordura devem preferir-se as variedades magras num tratamento para emagrecer. O principal componente é, naturalmente, a água. O teor de colesterol é proporcional ao teor de lípidos do leite.
Peixes gordos
O consumo destes alimentos previne alguns tipos de doenças cardiovasculares, por conter uma elevada quantidade de ácidos gordos essenciais do tipo ómega 3 (gordura poli-insatura-da) na sua composição nutricional. Destaca-se a sardinha, o salmão, cavala e o sável. Estes ajudam a baixar os níveis de LDL-colesterol ("mau colesterol"), elevar os níveis de HDL-colesteol ("bom colesterol"), intervém ainda na tensão arterial, coagulação sanguínea, resposta imune e reacções inflamatórias.
Alho, o antibiótico natural
Não restam dúvidas acerca dos inúmeros benefícios do alho - é um antibiótico natural, que combate muitas infecções, ajuda a reduzir o mau colesterol (LDL), protege o coração e favorece a circulação. Hoje em dia também se lhe reconhece outras propriedades como o seu efeito antioxidante.
Chá - bebida milenar
Considerado uma excelente fonte de substâncias com propriedades antioxidantes, o chá é um alimento de origem vegetal. Quer o chá preto quer o chá verde contêm flavonóides, que são um dos tipos de antioxidantes existentes. Os antioxidantes podem ajudar a proteger as células do organismo dos efeitos nocivos dos radicais livres.
Fonte:Médicos de Portugal
MAIO MÊS DO CORAÇÃO
CUIDE DO SEU
PRATIQUE UMA BOA ALIMENTAÇÃO