23.5.09

A ALIMENTAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DA ESCOLA NO COMBATE À OBESIDADE INFANTIL


Uma alimentação infantil equilibrada deve obedecer a regras básicas. Nas crianças muito pequenas, é importante que o aleitamento materno se prolongue até aos 6 meses, pelo menos. A criança deve ingerir sopa de legumes ao almoço e jantar impreterivelmente, comer peixe ou pescado pelo menos uma vez por dia (e de vez em quando peixes gordos, cerca de 2 vezes por semana), 3 peças de fruta, cerca de meio litro de leite ou substitutos e aproximadamente cinco refeições por dia com intervalos de 3 horas e meia.

A partir de um ano de idade e até aos dois anos, é importante que faça 4 a 5 refeições por dia que cubram todas as suas necessidades nutritivas. Depois do ano de idade, deve iniciar-se a introdução de verduras cruas sob a forma de salada, tomate, alface, cenoura, entre outros, bem como legumes em purés ou inteiros, por exemplo misturados com arroz, batata ou massa.

A Escola

O combate à Obesidade Infantil através da escola tem sido popular em promoção da saúde. A Escola é, sem dúvida, um ambiente privilegiado da educação para a saúde. Neste micro ambiente, o comportamento da criança desenvolve-se através da interacção com outras crianças, professores e com a sua comunidade que, por sua vez, são influenciados por políticas regionais, nacionais, por sectores públicos e privados da sociedade.

A escola é assim um dos elos principais da rede de influências nos hábitos das crianças e por várias razões:

A escola tem o potencial de influenciar um largo número de crianças ao mesmo tempo.

As crianças passam cerca de 6-8 horas por dia na escola (50% do seu tempo acordado) por aproximadamente 10 anos da sua vida

Muitas crianças fazem duas ou mais refeições na escola

A escola interage com as crianças em períodos de vida fundamentais para a aprendizagem de hábitos saudáveis, através de pessoal qualificado

Os efeitos da escola são propagados até às famílias através das crianças

A escola é um elo importante para a participação da comunidade

É providenciada informação através dos seus programas de intervenção

A modelação dos hábitos alimentares pode ser fácil e de baixo custo.

Sabemos também que crianças saudáveis têm melhor rendimento escolar, faltam menos à escola, têm menos problemas comportamentais, atitudes mais positivas, melhor qualidade de vida, maior probabilidade de virem a ser adultos produtivos e saudáveis e pais mais informados. É fácil concluir que o investimento na educação reflecte-se claramente na saúde dos indivíduos