26.9.07


REGRAS BÁSICAS PARA COZINHAR OS VEGETAIS

Os vegetais, para além de serem uma importante fonte de vitaminas e de sais minerais, encontram-se na maioria das vezes arredados da alimentação dos portugueses, em detrimento de outros alimentos de alto valor calórico, ingeridos de uma forma abusiva e substancialmente prejudiciais à nossa saúde.

Os vegetais, para que se possa tirar partido de toda a sua riqueza nutricional, carecem de algumas regras na sua confecção, embora em alguns casos possam ser consumidos no seu estado natural.

Embora em alguns casos os vegetais precisem de ser cozidos para facilitar a sua digestão e absorção de nutrientes, um pequeno erro de cozedura pode fazer com que percam muitas das suas propriedades benéficas.

Quando precisar de cozinhar vegetais tente seguir os seguintes conselhos:


Corte os vegetais em pedaços de tamanho médio. Os pedaços muito pequenos expõem maior superfície ao ar e à água e os pedaços grandes necessitam de um maior tempo de cozedura, com a consequente perda de nutrientes benéficos.


Não coza demasiado os vegetais. Assim que se apresentarem tenros, retire-os do lume e coma-os rapidamente.


Se tiver possibilidade opte pela cozedura a vapor.


Retire as peles espessas e as partes duras dos vegetais, pois não são nutritivas e prolongam a cozedura.


Tente utilizar o mínimo de água necessária, por forma a que esteja toda esgotada quando os vegetais estiverem cozidos. Se alguma água restar da cozedura , use-a em sopas, caldos, molhos ou cremes.


Não retire a pele fina dos vegetais, como por exemplo nas batatas e nos nabos. A pele evita que as vitaminas e os sais minerais se dissolvam facilmente na água.


Utilize panelas com tampas a fim de encurtar o tempo de cozedura. A panela de pressão é a melhor, no entanto tenha cuidado com o tempo de cozedura para não deixar cozer demais.


Os vegetais que se apresentam de folhas verdes, devem ser cozidos sem tampa durante os primeiros minutos de ebulição para que os ácidos dos alimentos se escapem e vitando que os vegetais escureçam.


PARA BEM DA SUA SAÚDE E DOS SEUS, EVITE A PERDA DESNECESSÁRIA DE NUTRIENTES.

Texto elaborado por: António Palmeiro-Cozinheiro da Escola E.B.2.3 Alexandre Herculano