
Foram analisados os comportamentos de 60 crianças de vários pesos, com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, às quais foram mostrados anúncios de alimentos e de brinquedos, seguidos de desenhos animados. A quantidade de comida ingerida pelos jovens, depois de verem a publicidade aos alimentos, foi significativamente maior, do que depois dos de brinquedos em todos os grupos de peso, sendo que as crianças obesas, aumentaram 134 por cento o seu consumo, as que sofrem de excesso de peso consumiram mais 101 por cento e as de peso normal comeram mais 84 por cento.
O estudo, revelou também que o peso influenciou as escolhas alimentares, já que foram postos à disposição das crianças, alimentos com alto e baixo teor de gorduras e açúcares, sendo que as crianças obesas, optaram sempre pelos produtos alimentares com mais gorduras, chocolate, enquanto que o grupo com excesso de peso, optou por geleias com menor conteúdo gordo e também chocolate.
Jason Halford, director do Laboratório de Comportamento Alimentar Humano da Universidade de Liverpool, confirmou que os anúncios de alimentos na TV, têm um efeito profundo nos hábitos alimentares de todas as crianças, duplicando a sua taxa de consumo.
Este estudo, foi apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, que se realizou recentemente em Budapeste, na capital da Hungria e revelou uma forte ligação entre o peso e a susceptibilidade para comer demais após exposição a publicidade alimentar na televisão.